Confins do Universo 100 - Quadrinhos (muito) 100 noção! Ou ruins de doer, mesmo!
OUÇA
Reviews

NÍQUEL NÁUSEA – VÁ PENTEAR MACACOS

1 dezembro 2004


Título: NÍQUEL NÁUSEA – VÁ PENTEAR MACACOS (Devir) - Edição especial

Autor: Fernando Gonsales (texto e arte).

Preço: R$ 23,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Julho de 2004

Sinopse: Antologia de tiras de Níquel Náusea, publicadas em jornais como Folha de S.Paulo e Zero Hora.

Positivo/Negativo: Graaaaaaaande Fernando Gonsales! Como é bom ter álbuns desse autor lançados pela Devir, com papel bonitão, em cores, tamanho decente e impressão de qualidade!

Todo esse cuidado pelo formato contrasta com o conteúdo das tiras. Expressionista, Fernando Gonsales deforma suas criaturas como se comandasse um circo de horrores. Muitas vezes, suas tiras até poderiam dispensar a piada. A morfologia dos seus animais é tão grotesca que já rendem gargalhadas.

Pra quem duvida, veja os caramujos da página 20 (terceira tira), o porco da 27 (segunda tira, segundo quadro) e o passarinho da 47 (segunda tira).

Além disso, Gonsales é mestre no ritmo das tiras, valendo-se de cortes bruscos para surpreender com o humor de seu mundo surreal, em que animais e seres mitológicos só não são mais patéticos que os humanos.

No aspecto gráfico, o álbum está impecável. Ponto para a criativa diagramação de Gonsales nas laterais das tiras. Só um "puxão de orelha" para um "fascínoras" que passou na página 12 - não há o "s" antes do "c".

Pra terminar, um "alô" pra Devir: está "caindo de maduro" um álbum recuperando as histórias de Vostradeis, o profeta picareta criado por Gonsales na primeira geração de sua extinta revista mais ou menos mensal.

Classificação:

4,0

Seja mais um entre os 381 leitores E OUVINTES que apoiam o Universo HQ
APOIAR AGORA